domingo, outubro 15, 2006

PC-BSD: Primeiras impressões




Um BSD de instalação fácil, gráfica e com detecção quase automática de hardware, voltado para desktop, livre e que não exija uma máquina da Apple para rodar? O PC-BSD quer ser esse desktop. Cesar Cardoso dá um primeiro olhar sobre esse "descendente" do FreeBSD.


Encontrando

Desktop. A fronteira final. Onde todos os sistemas operacionais querem chegar. Uma espécie de "Santo Graal" do mundo Open Source, o desktop se tornou foco obsessivo de diversos grupos nos últimos anos. Fedora, Ubuntu, Linspire, nomes conhecidos para instalações de Desktop. E onde não tinha nenhum BSD livre.

Um anúncio no Distrowatch me intrigou. Falava de algo chamado PC-BSD. A idéia não é criar um BSD novo, mas sim uma remasterização do FreeBSD para a utilizazação em desktops. Como todo bom curioso, baixei a ISO e tratei de testar.

Instalando

Ao bootar pelo CD, logo sou apresentado a um desktop simples, com Fluxbox. E, logo depois, aparece o instalador do PC-BSD; para quem conhece o Anaconda, o famoso instalador para Lux criado pela RedHat, vai se sentir "em casa", porque o layout do programa é bem parecido. E a facilidade de instalação também:

  1. Pergunta onde o seu sistema vai ser instalado e se vai usar o disco todo (se não usar, entra o particionador);
  2. Formata as partições e copia os pacotes para lá (aproveite e vá tomar um café);
  3. Pede para criar a senha de root e um usuário comum;
  4. Reboota a máquina.

Instalação de BSD mais fácil? Não tem. Sério. Qualquer um instala o PC-BSD - incluindo sua mãe, sua avó, sua irmã ou até você mesmo, quando está bêbado :P

Indo fundo

Depois do reboot, apresenta-se uma tela de login do KDE. Ao entrar como o usuário criado na instalação, vem logo uma tela de boas-vindas do KDE, seguido da configuração inicial e culminando no desktop KDE 3.4, com temas padrões e programas KDE para todos os gostos. Hora de pesquisar o que temos instalado...

Foi o momento em que dois problemas sérios para uma distribuição desktop apareceram:

  • Não há um pacote office instalado - no caso, como o PC-BSD é todo KDE, o KOffice não está instalado.
  • Não há nenhum programa gráfico de administraçãoo do sistema, tanto de serviços quanto de ports/packages.


Pessoalmente considero o primeiro item uma falha grave, e o segundo item uma falha gravíssima (lembrem-se que estamos falando de desktop, onde o usuário tem coisas mais importantes a fazer do que ficar editando arquivos de configuração, como trabalhar).

No segundo caso, em especial, por um acaso, encontrei nos fórums do PC-BSD esta screenshot (http://www.kde-look.org/content/show.php?content=23443) de um futuro gerenciador gráfico de ports, portanto devemos ter algo resolvido no próximo release.

Enquanto isso, basta um cvsup /root/ports-supfile para baixar todos os ports do FreeBSD para sua máquina. Claro, existe o problema de usar KDE em vez de GNOME, mas gosto não se discute, se lamenta :D

Finalizando

A distribuição (sei que muitos vão me odiar por usar esse termo ao falar de BSD, mas é inevitável) é nova, ainda tem muito o que caminhar, mas está no caminho certo; já tornou a instalação de um desktop FreeBSD muito simples e trouxe conceitos como auto-detecção de hardware para o mundo BSD.

Espero que os problemas sejam corrigidos e que tenhamos um belíssimo desktop BSD!


Fonte : http://www.myfreebsd.com.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=18