sexta-feira, dezembro 15, 2006

fisl8.0: Theo De Raadt -confirmado

fisl8.0: Theo De Raadt, criador do OpenBSD é o primeiro palestrante internacional confirmado

Theo de Radt é o primeiro palestrante internacional confirmado para o Fórum Internacional Software Livre, na sua oitava edição (fisl 8.0).

Theo é o líder do projeto OpenBSD. Em outubro de 1995, Theo fundou o OpenBSD, um projeto nascido de dentro do NetBSD 1.0. A primeira versão, o OpenBSD 1.2, saiu em julho de 1996. Em outubro do mesmo ano, veio a versão 2.0.


Desde então, o projeto tem uma nova versão a cada seis meses e cada versão é mantida durante um ano. A última versão é a 4.0 de 1o. de novembro de 2006.

Theo de Raadt (nasceu em 19 de maio de 1968, na cidade de Pretoria, África do Sul) é engenheiro de software que atualmente reside em Calgary, Alberta, Canada. É o fundador e líder dos projetos OpenBSD y OpenSSH. Antes, foi membro fundador do projeto NetBSD.

De Raadt es conocido por sus formas beligerantes y confrontativas, lo que le ha llevado a varias disputas con la comunidad de software libre, aunque su mayor y más conocida discusión fue la que tuvo con el equipo de NetBSD y que lo llevó a crear el proyecto OpenBSD. Debido a esto, se ha ganado fama de decir siempre su opinión sin importarle lo que los demás piensen, o las consecuencias de sus palabras.

En 2004, la FSF le otorgó el premio FSF Award for the Advancement of Free Software

Oposición a la guerra de Iraq

Tras oponerse a la última guerra de Iraq en una entrevista con el diario de The Globe and Mail, una subvención multimillonaria concedida por el Departamento de Defensa de Estados Unidos al Proyecto POSSE de la Universidad de Pensilvania fue cancelada, acabando con el proyecto. Fondos de esa subvención habían sido destinados a los proyectos OpenBSD y OpenSSH, además de pagar el hackaton previsto para el 8 de mayo de 2003. A pesar de que el dinero de la subvención ya había sido usado para reservar alojamiento a 60 desarrolladores de OpenBSD durante una semana, el gobierno reclamó su devolución y obligó al hotel a cancelar las reservas realizadas con el dinero reclamado. Esto derivó en críticas hacia algunos de los militares estadounidenses por su censura a la libertad de expresión. El fin de la subvención no fue tan mal golpe para OpenBSD como algunos vaticinaban. Los patrocinadores de OpenBSD se pusieron manos a la obra con rapidez para ayudar al proyecto y el hackaton se desarrolló tal y como estaba previsto.

Defensa de los drivers libres

De Raadt también es muy conocido por su labor de defensa de la liberalización de los drivers de los dispositivos hardware por parte de los fabricantes. Siempre ha sido muy crítico con los desarrolladores de Linux y otros sistemas operativos libres por su tolerancia con los drivers no libres y la aceptación de licencias restrictivas a cambio de tener drivers para sus plataformas.

En particular, de Raadt ha trabajado mucho para convencer a los fabricantes de dispositivos wireless de que permitan la libre redistribución del firmware de sus productos. Sus efuerzos han sido muy fructíferos, especialmente con las compañías taiwanesas, dando como resultado muchos drivers wireless. Actualmente, Theo anima a los usuarios de redes wireless a comprar productos taiwaneses, debido a la falta de compromiso de las corporaciones estadounidenses (como Intel) con el software libre.

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Theo_de_Raadt

***********

O sistema operacional OpenBSD é seguro, estável e robusto e vem atraindo novos a antigos usuários do Unix. O sistema é desenvolvido para ser ambos estação de trabalho e servidor. O OpenBSD suporta a maioria dos principais programas e também oferece um amplo suporte de hardware. O OpenBSD não possui políticas de negócios para lucrar como fazem o Gnu/Linux e outros BSD's, logo ele é desenvolvido e desenhado de acordo com a sua própria política, sem a influência de empresas externas. Até agora este caminho tem sido muito bom para o sistema. Ele também não foi projetado para usuários que desejam apenas "apontar e clicar" e que não gostam de ler a documentação.

O OpenBSD passou a existir em 18 de Novembro de 1995, as 8:37 quando Theo de Raadt fez o primeiro fork na árvore CVS de fontes do NetBSD. A primeira liberação, o OpenBSD 2.0, ficou disponível em outubro de 1996. Novas liberações são lançadas a cada 6 meses desde então.

Visão Geral Sobre OpenBSD

O OpenBSD é o mais seguro e bem desenvolvido sistema operacional atualmente disponível. Ele é baseado em um "sabor" do Unix que possui em suas raízes milhares de horas de pesquisa e desenvolvimento além das principais características dos sistemas operacionais modernos. Ele é considerado o sistema operacional mais seguro do mundo além de suportar partes chaves da internet global.

Uma Breve História do OpenBSD

Para entendermos as raízes do OpenBSD teremos que voltar aos anos 70 no início do desenvolvimento do Unix. O Unix foi "dividido" em BSD pela primeira vez no final dos anos 70 e depois de novo com o surgimento do FreeBSD e NetBSD no início dos anos 90. Theo De Raadt, atualmente o líder do projeto OpenBSD, dividiu o NetBSD em OpenBSD em outubro de 1995 e liberou a versão 2.0 em meados de 1996. Este novo "sabor" foi desenvolvido para ser ultra-seguro e elegante.

O OpenBSD compartilha muitas características com o FreeBSD e o NetBSD e o time de desenvolvimento tem criado muitos pacotes de software que se tornaram importantes para a comunidade como é o caso do OpenSSH e PF (Package Filter). O OpenBSD é um sistema diferente do Gnu/Linux, porém muitas aplicações que rodam em Gnu/Linux estão disponíveis para OpenBSD.

Segurança no OpenBSD

A prioridade do OpenBSD é a segurança, ele é desenvolvido e desenhado para ser seguro em todos os estágios de programação. O OpenBSD é imune a maioria dos exploits e ataques que afetam sistemas GNU/Linux e outros BSD's (o MS Windows nem entra no pário, simplesmente porque ele não é imune a nada :) ). O código do kernel e dos pacotes são frequentemente auditados na tentativa de encontrar erros de programação e falhas de segurança. Outra característica importante do OpenBSD é que ele mantem viva a filosofia do modelo original de desenvolvimento do BSD, previnindo o máximo possível uma aplicação de "quebrar".

Fonte: http://salvatti.expert.com.br/openbsd/