sexta-feira, dezembro 15, 2006

Fidelização -Telefonia Móvel

O conceito é justo. Você compra um telefone por um preço muito abaixo do valor real. Em troca, se compromete a utilizar os serviços de uma operadora por determinado período. Bolas, há telefones por R$1,00 anunciados no jornal. Faz todo o sentido do mundo. Ninguém dá nada de graça, a operadora fica feliz pois pode contabilizar seu plano como receita garantida, você fica feliz pois evita uma despesa às vezes grande, o fabricante fica feliz pois foi pago do mesmo jeito.

Usuários de planos pré-pagos não contam com cláusulas de fidelização, óbvio. Assim seus telefones em geral são cobrados integralmente. É justo? Claro, pombas. Tradicionalmente pré-pago consome menos que pós. Ninguém garante que o sujeito vai pegar o telefone da empresa A e não usar com o SIM-CARD da empresa B. Dessa forma, a cobrança mais alta.

No caso do pós-pago, a fidelização é aplicada via bloqueio, o SIM-LOCK.


SIM-LOCK
Com esse bloqueio somente chips de uma operadora específica funcionam no aparelho. Um aparelho da Claro está liberado para funcionar com chips da Claro somente, e por aí vai. Assim, o usuário não pode utilizar seu aparelho subsidiado com chips de terceiros. Isso não é justo por três motivos:

1 - Os aparelhos pré-pagos não são subsidiados. Você paga preço integral por eles. Não há qualquer vantagem ou vínculo com a operadora. Mesmo assim, aplicam o SIM-LOCK, você se torna um pré-pago com fidelização forçada

2 - Clientes pós-pagos são fidelizados por contrato. Se você for roubado, esmagar seu telefone atirando-o na parede (já fiz isso, com um T610) ou seu cachorro comê-lo, não interessa. Seu contrato tem que ser cumprido. Isso significa de 12 a 18 meses de pagamento de assinatura mínima, ou uma multa bem salgada. Se o aparelho é irrelevante para a aplicação do contrato, para quê o SIM-LOCK?

3 - Clientes de pós-pago que perdem seu aparelho ou são roubados estão sujeitos à boa-vontade da operadora. Como minha conta tinha valores absurdos, fruto de toneladas de ligações DDD, consegui um 6600 por R$70,00 mas a oferta inicial da Claro para reposição foi: R$25,00 de desconto num aparelho novo (com preço de pré-pago) mais 12 meses adicionais de fidelização. Como diz um amigo meu … “Fritas acompanham?”

Em resumo: O aparelho é seu, você comprou e pagou por ele. Sua fidelização independe do equipamento.

Desbloqueio Oficial
Por ordem da ANATEL, as operadoras são obrigadas a desbloquear gratuitamente os aparelhos com mais de um ano de contrato. Não sei como isso funciona para os pré-pagos.

Na prática isso implica em enviar carta (não email, carta) com documentação, aguardar um prazo indeterminado, esperar a boa-vontade deles e então ser encaminhado para uma assistência técnica. Desbloqueio via operadora antes disso, só pagando. Em média, R$100,00